tag:blogger.com,1999:blog-813956732413118528.post6891026597971951731..comments2022-03-04T13:24:55.486-08:00Comments on Gestão Educacional 1: O caráter político e administrativo das praticas cotidianas na escola públicasTurmaGE1-2011http://www.blogger.com/profile/12338248112100530008noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-813956732413118528.post-32810490512264634512011-03-31T11:45:43.233-07:002011-03-31T11:45:43.233-07:00De forma geral o processo sócio-administrativo da ...De forma geral o processo sócio-administrativo da escola não é realizado de forma válida e eficaz, pois há uma exigência enorme de papeladas, relatórios e prestação de contas da parte pedagógica da escola para o governo, e este nem possui meios de aferição das mesmas. Há um exagero burocrático na escola, e um descaso total com o corpo docente e as condições de trabalho, e com isso uma apatia da escola em relação ao principal objetivo administrativo: a transmissão eficaz do conhecimento.<br /><br />Alunas:<br />Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.<br />Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.TurmaGE1-2011https://www.blogger.com/profile/12338248112100530008noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-813956732413118528.post-19883297883987922492011-03-28T20:29:56.123-07:002011-03-28T20:29:56.123-07:00Ao refletirmos sobre o caráter político e administ...Ao refletirmos sobre o caráter político e administrativo das práticas analizamos que ambas implica ter como objeto de análise tudo o que se dá na unidade escolar.<br />Para essa análise, as práticas administrativas são visualizadas separadamente das políticas para depois fazer considerações do relacionamento entre ambas.<br />Pesquisar as práticas escolares, primeiro, em seu caráter administrativo, depois em sua configuração política, para, finalmente, tecer algumas considerações a respeito do relacionamento entre ambas essas dimensões.<br />Adriana, Alessandra Tavares, Cristiane, Luciane, Marileide, Mª Auxiliadora, Michele, Suellen, Valquiria.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-813956732413118528.post-4804823752855651532011-03-24T16:57:47.150-07:002011-03-24T16:57:47.150-07:00Assim como citado pelo grupo,as práticas políticas...Assim como citado pelo grupo,as práticas políticas estão ligadas ao nosso tão conhecido jogo de interesses pelo poder,tanto que "teoricamente" as escolas públicas deveriam estar sendo apropriadas pelas amplas camadas<br />trabalhadoras,mas na prática quem tomam as decisões são os grupos restritos da sociedade.Mas se o compromisso da escola pública deve ser com as classes subalternas,é importante que haja a participação dos próprios usuários da escola pública nas decisões aí tomadas.Para que isso reaqlmente aconteça,é essencial que viabilizem o controle democrático do Estado,para que os atendidos sejam realmente as classes majoritárias da população e não somente um seleto grupo composto por poderosos econômica e socialmente.Então o estudo dessas práticas politicas na escola pública, vem para que exista a participação da população nas decisões da escola tanto interna quanto externamente.<br /><br />Grupo:Andressa Marília,Brenda Borba,Diná Santana,Gerciane,Geisilene Vieira,Thamara Souza e Wanessa Cristina.-4°períodowanessa cristinahttps://www.blogger.com/profile/08914693243201600369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-813956732413118528.post-8735371123090122742011-03-24T16:44:34.176-07:002011-03-24T16:44:34.176-07:00Refletir sobre o caráter político e administrativo...Refletir sobre o caráter político e administrativo das práticas implica ter como objeto de análise tudo o que se dá na unidade escolar.<br />Para esse análise, as práticas administrativas são visualizadas separadamente das políticas para depois fazer considerações do relacionamento entre ambas.<br />Motivos que auxiliam para isso:<br /><br /> Precárias condições de funcionamento;<br /> Falta de material didático;<br /> Espaço físico impróprio;<br /> Móveis e equipamentos deteriorados;<br /> Formação inadequada do corpo docente;<br /> Escassez de professores e demais funcionários;<br /> Falta de recursos materiais e financeiros.<br /><br /><br />Por isso que o autor diz que as práticas escolares se configuram como uma prática burocratizada em que os meios e os processos perdem seu propósito de mediações para a consecução dos fins sociais. Por isso também, é difícil encontrar, no cotidiano da escola pública, atividades permeadas por princípios administrativos de racionalidade e eficiência.<br />E refletindo sobre ela podemos dizer que a relevância deste estudo no cotidiano da escola pública se refere diretamente ao exame das condições atuais, onde deveria haver a participação da população na tomada de decisões na escola. Pois sem essa participação, o Estado dificilmente se disporá a atender os interesses das populações que, por suas condições econômicas, tornam-se distantes do poder político. Fazendo que o poder se encontre concentrado nas mãos de grupos restritos da sociedade.<br />Podemos concluir que o político tem procedência ao administrativo no cotidiano da escola pública. Devemos buscar a integração das práticas políticas com as atividades administrativas, procurando tomar proveito do caráter político e administrativo das práticas que se dão no cotidiano da escola. <br />Na escola pública, nada disso existe, o que garante que ela jamais atinja seus objetivos proclamados. O que existe é a avaliação do rendimento escolar do aluno, totalmente punitiva, responsabilizando o aluno pelo fracasso na aprendizagem, ficando alheia à sua ineficiência.<br />Postado pelas acadêmicas V periodo Pedagogia : Ismenia,Waldirene,Cárita, Elizabeth,Jéssica.Ismenianoreply@blogger.com