quarta-feira, 16 de março de 2011

Característica da Construção da Autonomia - Heloisa Lück.

Grupo  5 - Tema 6




             
    A democratização da gestão escolar - Heloisa Lück

 A autonomia é um aprendizado diário coletivo, para a solução de contradição e conflitos, ela não está reclusa ao âmbito escolar, não limita o poder mas o expandi.
É um processo interdependente que busca equilíbrio entre diversos interesses sem desconsiderá-los, exige responsabilidade, criticidade, reflexão e transparência, incorporando o espírito de cidadania e comprometimento com o todo.
               O processo de construção de uma escola competente compromissada com a sociedade necessita de uma pratica democrática como centro, ou seja, pressupões trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto.
Tal ambiente participativo é caracterizado principalmente pela atuação consistente de seus membros onde a comunicação aberta, a ética e a transparência colaboram para a realização dos objetivos institucionais, juntamente com a autonomia.


Alunas: 5º Período - Flavia, Gercilene, Suelma, Yohanna e Lucymeire.

7 comentários:

  1. O processo de construção de uma escola autonoma e democratica depende da participação de todos os membros das unidades escolares algo que exige responsabilidade,reflexão, colaboração, transparência todos com parcela de poder para cada um em sua esfera colaborar com o objetivo maior que é uma educação de qualidade. É preciso para tanto flexibilização de experiências e a busca constante de parcerias para a resolução de problemas pois a escola está interligada e depende de organismos centrais e locais logo necessita ser bem articulada para a resolução de problemas e desafios educacionais.
    Adriana, Alessandra Tavares, Cristiane,Luciane, Marileide, Mª Auxiliadora, Michele, Suellen,Valquiria.

    ResponderExcluir
  2. A característica da construção da autonomia e A democratização da gestão escolar


    A autonomia é um aprendizado diário. É um processo interdependente que busca equilíbrio entre diversos interesses e responsabilidade. O processo de construção de uma escola depende da participação de todos os membros da unidade escolar, algo que exige responsabilidade e colaboração com o objetivo maior que é uma educação de qualidade,e a busca constante de parcerias para a resolução de problemas pois a escola está interligada a resolução de problemas e desafios educacionais

    ResponderExcluir
  3. A característica da construção da autonomia e A democratização da gestão escolar


    A autonomia é um aprendizado diário. É um processo interdependente que busca equilíbrio entre diversos interesses e responsabilidade. O processo de construção de uma escola depende da participação de todos os membros da unidade escolar, algo que exige responsabilidade e colaboração com o objetivo maior que é uma educação de qualidade,e a busca constante de parcerias para a resolução de problemas pois a escola está interligada a resolução de problemas e desafios educacionais

    postado pelas academicas do 5º periodo de pedagogia:waldirene,ismenia,dayse,jessica,karita,elizabet

    ResponderExcluir
  4. Os videos são ótimos e abordaram com clareza o tema.
    A melhoria na qualidade do ensino só se dará, quando os problemas da escola forem vistos de dentro para fora.A escola só conseguira isso, quando romper com o paradigma tradicional, instalado na teoria e na prática da administração escolar.

    Alunas:
    Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
    Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.

    ResponderExcluir
  5. Para que a escola adquira a autonomia necessária para desenvolver seu trabalho com ética e seriedade é necessário rever alguns aspectos de sua política educacional. A mudança deve acontecer. Porém, com responsabilidade e consciência para que os objetivos do ensino sejam realmente alcançados e a educação realmente aconteça com sucesso.
    Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
    Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.

    ResponderExcluir
  6. A autonomia da escola pública tem sido defendida em nome dos diversos fatores, entre os quais podem ser destacadas a melhoria do desempenho do sistema, em termos administrativos e a diversidade cultural, que volta para o fortalecimento da escola como organização social comprometida com a sociedade, tendo como objetivo a melhoria e a qualidade de ensino.

    Alunas:
    Carla Juliana
    Danielle Jose Alves
    Gessica Carla
    Kassia Maria
    Polyana Sousa

    ResponderExcluir
  7. Realmente essa democratização da gestão é um ponto importante a ser pensado por nós futuros professores, é algo que pode mudar os caminhos da educação tornando-a eficiente e cada vez mais ´prática.A gestão influencia diretamente o trabalho do professor dentro da sala de aula,quando amparado por bons profissionais,este mediador se torna mais competente, atingindo diretamente os alunos.Vemos que hoje um problema tem rondado as escolas públicas,a parte gestora dos colégios tem sido apontadas,escolhidas por questões partidárias- políticas,pessoas essas que nem sempre tem a capacidade profissional de assumir tais cargos.Se a comunidade,principal interessada no bom rendimento no ambiente escolar, pudesse se envolver e participar das decisões das instituições,passaria de uma questão política a verdadeiramente educacional.Esse envolvimento das famílias é o que faz a diferença!

    Alunas:Andressa,Brenda,Diná,Geisilene,Gerciane,Thamara e Wanessa 4°período.

    ResponderExcluir