quinta-feira, 3 de março de 2011

A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública

 Para a educação conseguir atingir todas as exigências impostas pelo governo e principalmente pela sociedade faz-se necessário primeiramente a valorização do professor, pois ele é o instrumento principal da educação; é através dele que o conhecimento sai da base pedagógica dos livros e entra no cotidiano da sala de aula, ele é quem estimula os debates dos assuntos, ele é quem questiona o senso crítico do aluno a pensar, a raciocinar e formar opiniões sobre o mundo em que vivemos e todas as transformações sociais, políticas e econômicas que estão acontecendo e as suas conseqüências na sociedade.
 Por ser o pilar principal da educação o professor deve também comprometer-se de corpo e alma com o que faz, deve fazer o melhor e da melhor maneira possível, deve haver um interesse dos alunos, da sociedade e da escola com o que é ensinado, a escola pública deve buscar diversas maneiras de melhorar a forma de ensino para que haja não somente preparação para o mercado de trabalho, mas que possa também preparar pessoas pensantes, críticas capazes de formar opiniões próprias a partir de seus conhecimentos didáticos. O ensino não é somente para sociedade e seu bem-estar, é para a melhora do ser-humano como pessoa, para seu conhecimento próprio e de suas capacidades intelectuais e sociais.
  Para atingir as exigências de qualidade e produtividade a escola pública deve realizar suas atividades básicas visando além das características pedagógicas, as características necessitadas pela sociedade contemporânea, e deve ter como objetivo principal integrar os usuários desse necessidade de buscar o melhor de si e de todos, para que seja possível realizar-se as funções básicas da escola com a própria ajuda de quem mais precisa dela.

Material postado pelo grupo: Nilza, Aline, Beatriz, Dalila, Rayane, Laura, Geisa, Maria do Carmo. 4o Perídodo Pedagogia.

4 comentários:

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  2. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública:

    Inicialmente devemos nos lembrar que vivemos em um mundo moderno no qual existe uma completa inversão de valores. A educação acaba perdendo seu sentindo e ganhando uma nova versão graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A ideia de formar um cidadão para competição, concorrência é uma falácia do capitalismo moderno: você é livre. Livre pra quê?
    A sociedade atual valoriza o ter e nega a essência do ser. Por tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por excelência vai transformar este contexto priorizando uma formação critica para liberdade.Podemos observar que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos e oportunidades para o mercado de trabalho. Sobre a qualidade do ensino não está em concordância com o bom senso pedagógico. Percebemos que ocorre um discurso sobre a melhoria do ensino público. Pois de maneira duvidosa a quantidade foi atingida, mas isso não ocorreu com a qualidade.
    Analisando o texto de Paro, observamos que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos bem definidos, pois, a educação hoje se encontra muito “contraditória” “indecisa” “deficiente”. A educação está sem estrutura no processo de ensino-aprendizagem, passando por um momento histórico sem definir se os professores devem somente transmitir os conteúdos aos seus alunos para o trabalho, ou seja, para o capitalismo. Ou, mostrar a educação com uma visão ampla, que tem como finalidade formar alunos com capacidade critica e com qualidade de aprendizado.
    Paro diz ainda que é preciso antes de mais nada, perguntarmos a respeito do que entendemos por educação de qualidade. A educação, entendida como a apropriação do saber historicamente produzido, é pratica social que consiste na própria atualização cultural e histórica do homem.
    Para os problemas da escola púbilca serem superados,no que diz respeito a qualidade e produtividade são necessárias mudanças no sistema´público de ensino,realizar projetos voltados para a melhoria da qualidade de ensino, uma educação que atenda a sociedade com todas as suas necessidades, onde o caminho começa pela escola democrática, porque todas as conquistas dependem da sociedade.
    Nós como futuros profissionais da educação devemos entender o que há por trás do discurso oficial, é preciso pesquisar a respeito do que o Estado está oferecendo na quantidade e o que realmente necessita para alcançar a qualidade.
    O estado tem que proporcionar meios para que a educação não se torne simplesmente um meio para privilegio de poucos. Assim, o Estado deve no provimento de recursos de toda ordem viabilizar um ensino escolar com mínimo de qualidade.
    Temos como consciência em que a educação tem que definir realmente o seu propósito dentro da sociedade, respeitando o seu espaço que é ensinar os conteúdos científicos mas dando oportunidades para o homem histórico, ultrapassar o propósito de acumular herança cultural e contribuir na construção da realidade social.
    Alunas: Adriana Vieira,Alessandra Tavares, Cristiane dos Santos,Luciane Nunes, Marileide Oliveira,Maria Auxiliadora,Michele Alves,Suellem Peres, Valquiria Magno.

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  3. A gestão da educação ante as exigencias de qualidade e produtividae da escola pública.

    Em discursos oficiais, intelectuais defendem a qualidade do ensino e produtividade da escola pública, ressaltam que não há carencia de escolas, pelo fato de quase toda população em idade escolar, ja é atendida. Devemos questionar a precariedade das condições de funcionamento, com salas numerosas que agridem o bom senso pedagógico, sendo atendidos por funcionários e professores com salários cada vez mais baixos.
    Se buscamos soluções para nosso “atraso educacional” precisamos saber o que entendemos por educação de qualidade. Entendida como a apropriação do saber historico produzido, torna-se pratica social na atualização cultural e historica do homem. É preciso que o “saber” seja repassado para as gerações subsequentes, condição imprescindível da realização histórica do homem.
    Não basta formar para o trabalho ou para sobrevivencia, nao deve so preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na universidade. É preciso que estimule e propicie esse bem viver, é preciso que a escola seja prazerosa aos alunos. Propiciando uma relação humana dialógica garantindo a condição de sujeito ao educador como ao educando.
    Na sociedade atual a escola e uma das unicas isntituições que nao existe padrões de controle de qualidade. Os efeitos da educação se estendem, às vezes por toda a vida, por essa razão que so se pode oferecer uma boa educação garantindo-se bom processo educacional, indicando-se o indice de aprovação e reprovação ou avaliaçõs externas que se apoiam no desembpenho dos alunos.
    O objeto de trabalho é também “sujeito”, trata-se do ser humano que, precisa querer aprender para seu aprioramento realizando assim o projeto com exito. Nao devemos por a culpa no educando pelo fracasso da aprendizagem. Torna-se necessário levar o aluno a “querer aprender” essa deve ser a primeira tarefa da escola.

    5º Periodo Pedagogia – Flavia, Gercilene, Suelma, Lucymeire, Yohanna.

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  4. (http://www.youtube.com/watch?v=tRbBgV5hXcE)
    Encontrei esse vídeo que faz uma reflexão sobre a ideia de ensinar que temos hoje,faz referência de como o aluno é tratado,como seus conhecimentos e sonhos que são suas cargas culturais são vistos no ambiente escolar...O professor não pode se prender apenas a burocracia administratita da escola,sua função princial é de mediador,de insentivador...Deixemos de lado a hipocrisia escolar formadora de números e passemos a nos preocupar mais com pessoas,com sonhos,com futuro!

    Alunas:Andressa,Brenda,Diná,Geisilene,Gerciane,Thamara e Wanessa

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