terça-feira, 1 de março de 2011

TEMA 2: A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da Escola Pública

 A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da Escola Pública  (texto de Vitor Paro)
Vários aspectos são destacados no texto, voltados para os problemas e soluções nas escolas públicas, da qualidade e produtividade que se mantém nas escolas. 
   Há tempos, de  fato, que está ocorrendo o atraso educacional, e que a sociedade está em busca por uma educação e um ensino de qualidade. Ressalta que umas das soluções podem ser bastante simples para se ter um bom aprendizado dos educandos, de que o educador deve se preocupar mais com que o aluno sinta prazer em estar na escola, que não seja por uma obrigação ou só para o mercado de trabalho, mas para a vida.
  Que a escola é responsável pela produção de um bem ou serviço que supõe necessário deve ser útil a sociedade. Que devemos exigir sempre mais e mais das escolas, mas com pouco conhecimento e desinteresse da sociedade, não temos nenhuma consciência a respeito daquilo que se deve exigir da escola.     
  Que os problemas que afligem a educação nacional já se têm a sua origem, que é o descaso do estado com as escolas públicas, que não tomam esforços e não procuram recursos para a melhoria.  Dessa forma a escola não pode apenas se restringir aos limites do próprio estado, mas sim sempre promover a participação de todos os usuários e a comunidade em geral.

5º período de Pedagogia
Alunas:  Alessandra Dos Santos Moreira
             Ana Carolina Silva Leão
             Kátia Ribeiro
             Dalva Karoline Ribeiro
             Suzanne Érika Silva Moreira

5 comentários:

  1. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública:

    Inicialmente devemos nos lembrar que vivemos em um mundo moderno no qual existe uma completa inversão de valores. A educação acaba perdendo seu sentindo e ganhando uma nova versão graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A ideia de formar um cidadão para competição, concorrência é uma falácia do capitalismo moderno: você é livre. Livre pra quê?
    A sociedade atual valoriza o ter e nega a essência do ser. Por tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por excelência vai transformar este contexto priorizando uma formação critica para liberdade.Podemos observar que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos e oportunidades para o mercado de trabalho. Sobre a qualidade do ensino não está em concordância com o bom senso pedagógico. Percebemos que ocorre um discurso sobre a melhoria do ensino público. Pois de maneira duvidosa a quantidade foi atingida, mas isso não ocorreu com a qualidade.
    Analisando o texto de Paro, observamos que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos bem definidos, pois, a educação hoje se encontra muito “contraditória” “indecisa” “deficiente”. A educação está sem estrutura no processo de ensino-aprendizagem, passando por um momento histórico sem definir se os professores devem somente transmitir os conteúdos aos seus alunos para o trabalho, ou seja, para o capitalismo. Ou, mostrar a educação com uma visão ampla, que tem como finalidade formar alunos com capacidade critica e com qualidade de aprendizado.
    Paro diz ainda que é preciso antes de mais nada, perguntarmos a respeito do que entendemos por educação de qualidade. A educação, entendida como a apropriação do saber historicamente produzido, é pratica social que consiste na própria atualização cultural e histórica do homem.
    Para os problemas da escola púbilca serem superados,no que diz respeito a qualidade e produtividade são necessárias mudanças no sistema´público de ensino,realizar projetos voltados para a melhoria da qualidade de ensino, uma educação que atenda a sociedade com todas as suas necessidades, onde o caminho começa pela escola democrática, porque todas as conquistas dependem da sociedade.
    Nós como futuros profissionais da educação devemos entender o que há por trás do discurso oficial, é preciso pesquisar a respeito do que o Estado está oferecendo na quantidade e o que realmente necessita para alcançar a qualidade.
    O estado tem que proporcionar meios para que a educação não se torne simplesmente um meio para privilegio de poucos. Assim, o Estado deve no provimento de recursos de toda ordem viabilizar um ensino escolar com mínimo de qualidade.
    Temos como consciência em que a educação tem que definir realmente o seu propósito dentro da sociedade, respeitando o seu espaço que é ensinar os conteúdos científicos mas dando oportunidades para o homem histórico, ultrapassar o propósito de acumular herança cultural e contribuir na construção da realidade social.
    Alunas: Adriana Vieira,Alessandra Tavares, Cristiane dos Santos,Luciane Nunes, Marileide Oliveira,Maria Auxiliadora,Michele Alves,Suellem Peres, Valquiria Magno.

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  2. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANTE AS EXIGÊNCIAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

    A educação acaba perdendo seu sentido e ganhando uma nova versão graças aos moldes de um mundo com completa inversão de valores, formam cidadãos para competição que valoriza o ter e domina ser. A educação é esperado que um dia se transforme em um contexto de critica para a liberdade. A Educação nas escolas públicas não estão em concordância com o bom senso pedagógico, ocorre um discurso sobre a melhoria do ensino publico, mas de maneira duvidosa na qualidade,para relatar eu as escolas publicas não tem realmente apresentado caminhos definidos, e que a educação se encontra com qualidade contraditória, indecisa e deficiente. A estrutura no ensino-aprendizagem, não consegue definir-se os professores devem apenas transmitir conteúdo aos alunos o educar com ampla versão com finalidade de formar alunos críticos e com qualidade de aprendizado. A educação é como apropriação do saber historicamente produzido e atualização cultural e histórica do homem. Todas as mudanças e conquistas dependem da sociedade no que diz respeito a qualidade e a produtividade no sistema publico de ensino, com a realização de projetos da educação que atenda a sociedade com todas as suas necessidades demográficas e o estado viabilizar um ensino escolar com mínimo de qualidade com propósito dentro da sociedade respeitando a educação e seu espaço, valorizando o professor com capacidade de exercer sua função com muita vontade



    Postado pelas acadêmicas:
    Jéssica, Kárita, Ismênia, Dayse, Waldirene,Elizabeth.

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  3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANTE AS EXIGÊNCIAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

    O caráter mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, porque aí os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos históricos, para os quais a apreensão do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro tem a ver com uma concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos de conhecimento, para erigir-se em resultado de uma prática social que atualiza cultural e historicamente o educando. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções.


    Aline,Beatriz,Cristiane Rodrigues,Dalila,Geisa, Laura,M. do Carmo,Nilza,Raiany Carolina

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  4. Analisando o texto de Paro, observamos que as instituições públicas não estão apresentando situações favoráveis e sim uma educação lamentável, com meras transmissões de conteúdos. Na qual são transmitidos historicamente, passando de gerações a gerações, cometendo os menos erros.
    Os vários aspectos detectados, voltados aos questionamentos no ambiente escolar, na qual a sociedade está em busca de melhorias, exigindo dos profissionais um bom ensino, dando prazer ao ato de ensinar, levando ao aluno a aprender com satisfação. Para que a escola pública possa oferecer um ensino digno, qualificado, proporcionando oportunidades no mercado de trabalho.
    Mas a educação vem ganhando uma nova versão, passando por transformações de seus valores, buscando melhorias para formar pessoas criticas e ativas na sociedade, capazes de lutar por seus direitos e objetivos.
    Para que essa mudança realmente aconteça, faz-se necessário a união de todos os envolvido neste processo, principalmente os governamentais, na qual todas as conquistas dizem respeito a qualidades e produtividade do sistema de ensino.

    4º Período
    Alunas: Carla Juliana B. da Sila
    Danielle J. alves
    Géssica Carla S. Lima
    Kássia Maria S. Costa
    Polyana de S. Xavier

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  5. Nós temos várias escolas, porém devemos ter profissionais qualificados para que os alunos possa entender melhor o conteúdo e passar a valorizar os estudos, pois não é vantágem ter muitos, o que vale é a qualidade de ensino.O estado tem um poder com a democrácia cabe aos profissionais da educação monstrar ao aluno os dois lado o bom e ruim. As escolas públicas estão precária não ha material didáticos pra que as aulas possa ser melhor.
    Alunas: Ana Paula
    Priscila
    Eliane Tolentino
    Maria Regina
    Lourdes
    Querliane
    Pedagogia 5º período

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