domingo, 6 de março de 2011

TEMA 3 : MUDANÇA DE CONCEPÇÃO DE ESCOLA E IMPLICAÇÕES QUANTO À SUA GESTÃO


A mudança mais significativa que se pode registrar é do modo como vemos a realidade e de como dela participamos. A mudança de paradigma é marcada por uma forte tendência a adoção de concepções e práticas interativas participativas e democráticas, caracterizadas por movimentos dinâmicos e globais.
Não apenas a escola desenvolve a consciência, como a própria sociedade cobra. A escola se encontra no centro de atenções e reconhece que a educação constitui grande valor estratégico para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No interesse de grupos e organizações, se tem o sentido de colaborarem com a escola, constituindo nessa área um campo fértil para realização de parcerias em prol da educação, um grande desafio para os gestores escolares, por exigirem deles conhecimentos e habilidades.
Dada a complexidade da educação não vista como responsabilidade exclusiva da escola, a própria sociedade já não esta mais indiferente ao que ocorre nos estabelecimentos de ensino. Não apenas se exige que a escola seja competente mas, se dispõem a contribuir a realização dos processos.
O modelo de direção da escola era o de diretor tutelado dos órgãos centrais, sem voz própria, dês-responsabilizado dos resultados de suas ações, seu papel era o de guardião e gerente de operações estabelecidas em órgãos centrais. Seu trabalho era dirigir a escola, de acordo com as normas propostas pelo sistema de ensino. O entendimento que sustentava a homogeneidade era o de que o participante da escola deve estar disposto a aceitar os modelos de organização estabelecidos e agir de acordo com eles. A dissociação entre direito de uns e deveres de outros, ao perpassar a sociedade como um todo, produz na educação diretores que não lideram e professores que não ensinam, alunos que não aprendem, todos esperando uns de outros (que o outro faça alguma coisa para resolver os problemas no sistema de ensino) .
A realidade é regular ,estável e permanente, sendo dada em caráter absoluto, em vista do que os sistemas de ensino e as organizações escolares não se diferenciam significativamente entre si, cabendo a todos a mesma forma de atuação em suas comunidades.
Mediante a orientação dos pressupostos, resultou uma hierarquização e verticalização do sistema de ensino e das escolas. Os problemas recorrentes seriam sobre tudo encarados como carência de insumos, em desconsideração a falta de orientação de seu processo e dinamização da energia social necessária para promovê-lo.

5º PERIODO : Ismênia, Waldirene , Cárita , Jéssica .

6 comentários:

  1. Diante da nova concepção o sistema educacional necessita de "espaço" para a participação de mais pessoas, formando assim, o grupo de Gestão Escolar. Tornando necessário novo olhar quanto à orientação e compreensão da direção, que passa a ser desenvolvido por uma equipe, marcada pela mudança de consciência a respeito da realidade e relação das pessoas na mesma.
    O comportamento humano nesse ambiente social, torna-se imprevisível, deixando de ser controlado, passa a ser coordenado e orientado.

    Alunas 5º Periodo: Flavia, Gercilene, Suelma, Yohanna e Lucymeire.

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  2. a uma nova forma de concepção para um novo sistema educacional, o diretor ja não é responsavel sozinho, também ja não é por indicação e sim por eleição pais e alunos participando das decisões,tornando a escola maus humana.Eles passam a ter direitos de dar suas opniões e de serem cidadões participativos e concientes de somos capazes de tomar e escolher nossos própios destinos. Alunas do 5°periodo QUERLIANE,ANAPAULA,MARIA REGINA,ELIANE TOLENTINO,LOURDES,PRISCILA

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  3. As concepções de escola e o papel exercido pela gestão escolar nas transformações dessa. Tendo sempre em vista a ação relevante da educação na composição da sociedade que temos e que queremos, compreendemos que esta existe em qualquer tempo e em qualquer lugar onde haja um grupo de indivíduos em interação. A educação vem evoluindo em conformidade com as sociedades que a usufruem, a escola, principal representante da educação formal, tende também a multar-se, a tenta se adequar a sua nova clientela, abrindo-se para a comunidade. Em relação a isso a gestão escolar não pode se manter estática no tempo e no espaço, tem por dever evoluir acompanhando os diversos movimentos e em conseguinte, abrindo-se aceitando as particularidades e a participação popular. Balizados nesse preceito discorreremos no presente trabalho sobre a nova composição da gestão, mitos e verdades que cercam este importante membro da “orquestra escolar”.

    4º Período
    Alunas: Carla Juliana B. da Sila
    Danielle J. alves
    Géssica Carla S. Lima
    Kássia Maria S. Costa
    Polyana de S. Xavier

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  4. A escola é convidada a repensar seu papel na sociedade, pois vivemos em uma época de mudanças em que se faz necessário substituir velhas práticas e abraçar o novo.
    A educação no contexto escolar se faz complexa e requer maior organização do trabalho. Este é um grande desafio para os gestores pois exigem deles novas práticas e habilidades.
    Sabe-se que toda mudança é um período de transição e aperfeiçoamento, que leva tempo, esforço e o desenvolvimento de novas habilidades, para que isso ocorra na integra é necessário estabelecer parcerias entre escola, usuários, pais, sociedade em geral e um sistema verdadeiramente democrático.
    Alunas:
    Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
    Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.

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  5. A escola hoje é sem dúvida um lugar onde se promove a Educação da qual o ser humano necessita para ser um bom profissional. A educação é o ponto de partida para se promover mudanças.
    Mas para que a educação ocorra de maneira significativa é necessário que gestores competentes liderem e professores ensinem e pais participem realmente só assim poderemos ter educação de qualidade.
    Acadêmicas: Andressa, Brenda, Diná, Gerciane, Geisilene, Wanessa, Thamara.
    4º Período

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  6. Esta mudança realizada nas escolas é muito interessante, pois escola e sociedade passaram a ser parceiras e trabalharem juntas para o melhor desenvolvimento do educando. As decisões dos gestores passaram a ser tomadas em conjunto com a sociedade. O que era problema da escola hoje também é problema da sociedade, gerando mais envolvimento entre comunidade e escola. Com a gestão democrática é mais fácil vencer os obstáculos. A democracia na escola só será real e efetiva se puder contar com a participação da comunidade.
    Alunas: Adriana Vieira, Alessandra Tavares, Cristiane dos Santos, Luciane Nunes, Marileide Oliveira,Maria Auxiliadora, Michele Alves, Suellem Peres, Valquíria Magno.

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