domingo, 6 de março de 2011

TEMA 3.1 : TRANSIÇÃO DE UM MODELO ESTÁTICO PARA UM PARADIGMA DINÂMICO

Os sistemas educacionais, como um todo, faz parte de um contexto socieconômico-cultural marcado não só pela pluralidade, como pela controvérsia que vêm, também, a se manifestar na escola. Ela abrange, portanto, a dinâmica das interações, em decorrência do que o trabalho, como prática social, passa a ser o enfoque orientador da ação de gestão realizada na organização de ensino. A escola e seus dirigentes se defrontam com a necessidade de desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes para o que não dispõem mais de modelos e sim de concepções. Um novo paradigma emerge e se desenvolve sobre a educação, a escola e sua gestão. Em decorrência da situação, muda a fundamentação teórico-metodológica necessária para a orientação e compreensão do trabalho da direção da escola, que passa a ser entendido como um processo de equipe, associado a uma ampla demanda social por participação. Essa mudança de consciência está associada à substituição do enfoque de administração, pela de gestão, não se trata de simples mudança terminológica e sim de uma fundamental alteração de atitude e orientação conceitual. A partir de tais pressupostos, emerge o entendimento de que os professores equipe técnico-pedagógica, funcionários, alunos, pais, comunidades, todos, não apenas fazem parte do ambiente cultural, mas formam e constroem, pelo seu modo de agir, em vista do que, de sua interação dependem a identidade da escola na comunidade, o seu papel na mesma e os seus resultados. A mudança de consciência implica o reconhecimento desse fator participantes do processo escolar, de sua compreensão ao seu papel em relação ao todo.
Um diretor de escola é um gestor da dinâmica social, um mobilizador e orquestrador de atores, um articulador da diversidade para dar-lhe unidades e consistência, na construção do ambiente educacional e promoção segura da formação de seus alunos. Que em suas ações localizadas tenha em mente o conjunto todo da escola e seu papel educacional, não apenas imediato, mas de repercussão no futuro, em acordo com visão estratégica e com amplas políticas educacionais. É no contexto desse entendimento, que emerge o conceito de gestão escola, que ultrapassa o de administração escolar, por abranger um serie de concepções não abarcadas por este outro, a compreensão de que a mudança de processos educacionais envolve mudanças nas relações sociais praticadas na escola e nos sistemas de ensino. E a partir dessas questões que conceitos como descentralização, democratização e autonomia da escola se tornam não apenas importantes, mas imprescindíveis.
5º PERIODO : Ismênia, Waldirene , Cárita , Jéssica

4 comentários:

  1. O contexto atual, de transformação socioeconômica e cultural, exige da gestão escolar a realização de objetivos avançados, um modo de ser e de fazer caracterizado por ações conjuntas, associadas e articuladas, bem como o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas, de modo que sejam orientadas para resultados.

    Sem esse enfoque, os esforços e gastos são despendidos sem muito resultado, caracterizada por uma prática, recente, de buscar soluções tópicas, localizadas e restritas, quando, de fato, os problemas da educação e da gestão escolar são globais
    karla patricia
    maura maria
    fernanda brito

    ResponderExcluir
  2. Durante muito tempo a escola foi administrada de forma centralizada, onde a direção da escola repassava ordens. Hoje com as mudanças educacionais, ao invés de diretor a escola conta com a gestão escolar que trabalha em equipe juntamente com professores, pais, alunos e comunidade, isto pela necessidade de uma escola mais ativa e dinâmica. Essa mudança deu aos professores maior liberdade ao trabalhar os conteúdos que devem ser passados aos alunos, já que podem trabalhar livremente, criando novas formas de ensinar facilitando assim o aprendizado e melhorando a educação. ALESSANDRA TAVARES, ADRIANA, CRISTIANE DOS SANTOS, LUCIANE, MARILEIDE, MARIA AUXILIADORA, MICHELLE, SUELLEN, VALQUÍRIA.

    ResponderExcluir
  3. Os sistemas educacionais, como um todo, e os estabelecimentos de ensino, como unidades sociais especiais, são organismos vivos e dinâmicos, fazendo parte de um contexto socioeconômicocultural marcado não só pela pluralidade, como pela controvérsia que vêm, também, a se manifestar na escola., na dinâmica da rede de relações, em decorrência do que o trabalho, como prática social, passa a ser o enfoque orientador da ação de gestão realizada na organização de ensino.

    4º Período
    Alunas: Carla Juliana B. da Sila
    Danielle J. alves
    Géssica Carla S. Lima
    Kássia Maria S. Costa
    Polyana de S. Xavier

    ResponderExcluir
  4. A transição do modelo administrativo para gestão escolar é de extrema urgência, pois as pessoas em pleno século XXI não podem ser controladas, mas sim orientadas e coordenadas.
    A idéia de participação nas decisões da escola é fundamental para melhorar a qualidade do ensino, o conceito de gestão como construção e democratização da escola é imprescindível e inevitável.
    Cabe por tanto a todos seus dirigentes aprofundar no assunto e decidir a melhor maneira de colocar em prática.
    Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
    Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.

    ResponderExcluir