quarta-feira, 6 de abril de 2011

A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA ESCOLA

Ao observar as relações humanas nas instituições brasileiras de ensino, Vitor Henrique Paro identifica uma diferença na concepção utópica de gestão harmônica e democrática. Visto que, a realidade cotidiana demonstra uma verticalidade. Ou seja, no ambiente onde deveria ter colaboração mútua, prevalecem as relações hierárquicas.
A postura do diretor que muitas vezes é julgada como autoritária, resulta de decisões que ele é levado a tomar diante de situações diversas. Daí, a necessidade da pessoa que ocupa o cargo, estar consciente da sua responsabilidade no exercer de sua função. O que raramente acontece devido ao fato de a indicação para o cargo, ser influenciada normalmente por interesses políticos.
É preciso que a escola seja adequadamente estruturada para atingir objetivos educativos em seu todo, o que se reivindica é uma organização escolar em que o trabalho e as relações em seu interior se dêem de modo a não contradizer a característica democrática. Levando em consideração os direitos de participação da população usuária.
Indubitavelmente há que se pensar numa transformação significativa no modo como a escola organiza suas atividades que favoreça a participação em sua gestão dos diferentes grupos e pessoas envolvidas nessas atividades. 

Componentes: Andressa Marília
                           Brenda Borba
                           Diná Santana
                           Geisilene Miranda
                           Gerciane Aparecida
                           Thamara Souza 
                           Wanessa Cristina 

http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI

4 comentários:

  1. Quem tiver a oportunidade de assistir esse vídeo,preste bastante atenção...é um alerta e uma dica a nós futuros pedagogos...(http://www.youtube.com/watch?v=-uqDyBR29as)

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. A Estrutura Administrativa da Escola

    Sem dúvidas a Estrutura Administrativa da escola junto com os Docentes são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento e qualidade do ensino. A gestão entre ambas concepções pode adotar uma administração; democrática ou funcionalista, de forma que o regimento possa ser construindo por toda a comunidade escolar, levando em conta a opinião de professores, alunos e pais, que são os verdadeiros usuários desse sistema, ou simplesmente a concepção de divisão de cargos e funções, sendo eles subordinados a regras, pelo poder concentrado no diretor ou políticos.
    Enfim, a escolha dessa concepção é a que define o sucesso ou fracasso da instituição, estamos numa nova era, onde encontramos nas leis os direitos iguais a todos, mas infelizmente isto ainda não acontece, por causa de influências econômicas e é por este motivo que a educação sofre tantos impactos.
    Ao assistirmos o vídeo, que foi de muito bom gosto, ficou mais claro o processo de educação, as dificuldades e conceitos a ser encontrados, as barreiras até que chegamos ao aprender, fazer, falar, ser. Vemos que em muitas vezes pensamos em desistir, deixar pra lá, mais é preciso motivação, capacidade e dedicação para tentarmos mudar a educação, como futuras professoras, queremos e desejamos melhoras constantes na educação, pra que o Brasil e todos seus habitantes evolua constantemente.

    4° Período
    Alunas:
    Carla Juliana
    Danielle
    Kássia
    Géssica Carla
    Polyana

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  4. A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA ESCOLA
    As relações humanas nas instituições de ensino deveria ter colaboração mútua. A postura do diretor que muitas vezes é julgada como autoritária, resulta de decisões que ele é levado a tomar diante de situações diversas, consciente de a sua responsabilidade no exercer de sua função. O que raramente acontece devido ao fato de a indicação para o cargo, ser influenciada normalmente por interesses políticos. No vídeo as dificuldades e conceitos, as barreiras até que chegamos ao aprender, fazer, falar, ser. Vemos que em muitas vezes pensamos em desistir, deixar pra lá, mais é preciso motivação, capacidade e dedicação para tentarmos mudar a educação, como futuras professoras queremos e desejamos melhoras constantes na educação.
    Academicas;Waldirene, Ismenia, Jessica, Elizabeth,Carita.5º período

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