quinta-feira, 24 de março de 2011

TEMA 9: Situação e perspectivas da administração da educação brasileira:uma contribuição - Vitor Henrique Paro

         Década passada,a escola pública abrigava os filhos das camadas médias e altas da sociedade, tais grupos sociais exerciam poder de pressão sobre o Estado o qual oferecia condições adequadas no desenvolvimento de suas atividades, denominada de escola de qualidade.
         Com a democratização do acesso à escola pública esse "ensino de qualidade" passa a obter condições cada vez mais precárias, agora os alunos são diferentes dos habituais. Educadores e intelectuais acreditam que a perca desse padrão se dá devido a não obtenção dos objetivos almejados pelos usuários.
         O texto reflete a necessidade de se pensar sobre o objetivo da escola pública frente às finalidades desejadas pelos alunos, ou seja, um ensino adequado aos interesses dessa população.
         Paro, diz que o ponto de partida para toda a reflexão está, justamente,na boa qualidade da escola pública como um direito de toda a população, independentemente de ordem econômica, ideológica ou de qualquer espécie.
         Embora o acesso à cultura se coloque igualmente como direito de todos, os objetivos visados podem variar de acordo com os grupos sociais, ocorre ainda uma busca pelos interesses de outra classe.
          Henrique Paro,evidencia a necessidade da reflexão e pesquisa a cerca do assunto e a real espera da população em relação a escola, sendo o sentido social mais amplo, a transformação social e a superação da dominação de classes.

Grupo 08
 
 Alessandra Tavares
Adriana Vieira
Cristiane
Leociane
Luciane Nunes
Marileide Oliveira
Maria Auxiliadora
Michelle Alves
Suellen
Valquíria

GRUPO 08 
TEMA 09 


4 comentários:

  1. Educação assunto hoje mais questionado e debatido em nossa sociedade,reúnem,debatem,levantam soluções,mas nunca chegam à lugar algum,a educaçao pública cada dia em uma situação mais precária.
    Onde chegaremos,o que precisamos fazer para que a educação não seja apenas uma prioridade para a classe privilegiada,precisamos lutar para que todos tenham uma vida social e cultural de qualidade,só assim construiremos uma sociedade mais justa e democrática sem tantas desigualdades sociais.

    Alunas:
    ELIZABETH CAMPOS
    JÉSSICA MORAIS
    CÁRITA ABREU
    ISMÊNIA
    WALDIRENE

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  2. A situação da administração da educação nas escolas públicas brasileiras é totalmente precária, não possui capacitação de pessoal, a fiscalização é incoerente, o que resulta num sistema educacional precário. Para ocorrer a adequação da administração da educação brasileira, é necessário visar a solução dos problemas presentes nas instâncias, que são responsáveis diretamente pelo cumprimento dos serviços da educação, e deve haver um controle prioritário, regular e constante das questões que envolvem a escola pública fundamental.

    Alunas:
    Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
    Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.

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  3. Que interessante esse vídeo que o grupo postou...realmente devemos formar alunos que são pássaros livres,condicionar o vôo,assim eles obterão sucesso inevitável...o processo educacional,o sistema político não é nada mais do que uma gaiola que intimida o sucesso dos alunos e dos profissionais da educação,tornando-os maleáveis,inquestionáveis...devemos nos preocupar como futuros formadores de opinião...incentivar os nossos alunos a auçarem vôos mais altos,obter crescimento...sejamos nós futuros professores mediadores e libertadores de gaiolas políticas e econômicas.

    Alunas:Andressa,Brenda,Diná,Geisilene,Gerciane,Thamara e Wanessa.

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  4. Situação e perspectivas da administração da educação brasileira:uma contribuição - Vitor Henrique Paro



    Ao analisarmos o texto postado pelo grupo e o belíssimo vídeo que nos impulsiona a tornar-nos profissionais competentes e qualificados para impulsionar nossos alunos para vôo altos e satisfatórios, podemos compreender que a escola é um ponto partida para todas as pessoas, na qual deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento.
    Mas, nem sempre encontramos as condições necessárias para este desenvolvimento principalmente em escolas públicas, que oferecem prédios precários, profissionais mal preparados que recebe péssimas renumerações, o que explica tal desconforto.
    Isto se dá pelo forte controle político que oprimi os profissionais, alunos e pais a manifestação na busca de melhorias, com promessas infinitas nas campanhas.
    Embora as leis afirmem direitos iguais a todos, os resultados dessa prática pode mudar, visando privilegiar apenas alguns grupos da sociedade. A classe trabalhadora cada mais precária, com baixos salários, pagando impostos mais altos recebe uma educação muito lamentável, controla em todas as partes pelo o que o governo, que julga o que importante ensinar a seu favor.

    4° Período
    Alunas:
    Carla Juliana
    Danielle
    Kássia Maria
    Géssica Carla
    Polyana Xavier

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