Década passada,a escola pública abrigava os filhos das camadas médias e altas da sociedade, tais grupos sociais exerciam poder de pressão sobre o Estado o qual oferecia condições adequadas no desenvolvimento de suas atividades, denominada de escola de qualidade.
Com a democratização do acesso à escola pública esse "ensino de qualidade" passa a obter condições cada vez mais precárias, agora os alunos são diferentes dos habituais. Educadores e intelectuais acreditam que a perca desse padrão se dá devido a não obtenção dos objetivos almejados pelos usuários.
O texto reflete a necessidade de se pensar sobre o objetivo da escola pública frente às finalidades desejadas pelos alunos, ou seja, um ensino adequado aos interesses dessa população.
Paro, diz que o ponto de partida para toda a reflexão está, justamente,na boa qualidade da escola pública como um direito de toda a população, independentemente de ordem econômica, ideológica ou de qualquer espécie.
Embora o acesso à cultura se coloque igualmente como direito de todos, os objetivos visados podem variar de acordo com os grupos sociais, ocorre ainda uma busca pelos interesses de outra classe.
Henrique Paro,evidencia a necessidade da reflexão e pesquisa a cerca do assunto e a real espera da população em relação a escola, sendo o sentido social mais amplo, a transformação social e a superação da dominação de classes.Grupo 08
Alessandra Tavares
Adriana Vieira
Cristiane
Leociane
Luciane Nunes
Marileide Oliveira
Maria Auxiliadora
Michelle Alves
Suellen
Valquíria
GRUPO 08
TEMA 09
Educação assunto hoje mais questionado e debatido em nossa sociedade,reúnem,debatem,levantam soluções,mas nunca chegam à lugar algum,a educaçao pública cada dia em uma situação mais precária.
ResponderExcluirOnde chegaremos,o que precisamos fazer para que a educação não seja apenas uma prioridade para a classe privilegiada,precisamos lutar para que todos tenham uma vida social e cultural de qualidade,só assim construiremos uma sociedade mais justa e democrática sem tantas desigualdades sociais.
Alunas:
ELIZABETH CAMPOS
JÉSSICA MORAIS
CÁRITA ABREU
ISMÊNIA
WALDIRENE
A situação da administração da educação nas escolas públicas brasileiras é totalmente precária, não possui capacitação de pessoal, a fiscalização é incoerente, o que resulta num sistema educacional precário. Para ocorrer a adequação da administração da educação brasileira, é necessário visar a solução dos problemas presentes nas instâncias, que são responsáveis diretamente pelo cumprimento dos serviços da educação, e deve haver um controle prioritário, regular e constante das questões que envolvem a escola pública fundamental.
ResponderExcluirAlunas:
Lorena Maria e Rayane Lemos 5o período.
Nilza, Geisa, Beatriz 4o período.
Que interessante esse vídeo que o grupo postou...realmente devemos formar alunos que são pássaros livres,condicionar o vôo,assim eles obterão sucesso inevitável...o processo educacional,o sistema político não é nada mais do que uma gaiola que intimida o sucesso dos alunos e dos profissionais da educação,tornando-os maleáveis,inquestionáveis...devemos nos preocupar como futuros formadores de opinião...incentivar os nossos alunos a auçarem vôos mais altos,obter crescimento...sejamos nós futuros professores mediadores e libertadores de gaiolas políticas e econômicas.
ResponderExcluirAlunas:Andressa,Brenda,Diná,Geisilene,Gerciane,Thamara e Wanessa.
Situação e perspectivas da administração da educação brasileira:uma contribuição - Vitor Henrique Paro
ResponderExcluirAo analisarmos o texto postado pelo grupo e o belíssimo vídeo que nos impulsiona a tornar-nos profissionais competentes e qualificados para impulsionar nossos alunos para vôo altos e satisfatórios, podemos compreender que a escola é um ponto partida para todas as pessoas, na qual deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento.
Mas, nem sempre encontramos as condições necessárias para este desenvolvimento principalmente em escolas públicas, que oferecem prédios precários, profissionais mal preparados que recebe péssimas renumerações, o que explica tal desconforto.
Isto se dá pelo forte controle político que oprimi os profissionais, alunos e pais a manifestação na busca de melhorias, com promessas infinitas nas campanhas.
Embora as leis afirmem direitos iguais a todos, os resultados dessa prática pode mudar, visando privilegiar apenas alguns grupos da sociedade. A classe trabalhadora cada mais precária, com baixos salários, pagando impostos mais altos recebe uma educação muito lamentável, controla em todas as partes pelo o que o governo, que julga o que importante ensinar a seu favor.
4° Período
Alunas:
Carla Juliana
Danielle
Kássia Maria
Géssica Carla
Polyana Xavier