quinta-feira, 24 de março de 2011

O Carater Político e Administrativo das Práticas Cotidianas na Escola Pública

Refletir sobre o carater político ou administrativo das práticas que se dão no dia a dia da escola pode soar bastante pretencioso, já que implica ter como objetivo de análise praticamente tudo o que se da na unidade escolar.A direçao da escola é composta pelo diretor,pelo assistente de diretor e pelo conselho da escola,mas nem todas as atividades atribuidas a direção são adequadamente a funçao da cordenaçao,como também lhes e aderido um esforço humano coletivo na busca dos objetivos da instituiçao e assim acabam se envolvendo em atividades rotineiras que pouco tem haver com uma verdadeira coordenaçao do esforço do pessoal escolar com vistas a realização de objetivos pedagogicos.E isso se deve em grande medida as precarias condiçoes de funcionamento da escola pública,que se vê as voltas com falta de material didático,espaço físico impróprio para suas funçoes,moveis e equipamentos deteriorados,formaçãoo inadequada do corpo docente,escassez de professores e demais funcionarios,falta de recursos materiais e financeiros para fazer frente as mais elementares necessidades.Diante desse quandro,não é difícil imaginar as dificuldades da direção em coodernar se cujas atividades dependem de recursos inexistentes.

ALUNAS: Maria Regina
Priscila de Souza
Querliane
Ana Paula
Eliane Tolentino
Lourdes
5° Período

4 comentários:

  1. Após, o texto lido podemos compreender que ele demonstra uma realidade existente nas escolas públicas, pois os professores na maioria das vezes possuem uma formação inadequada e, além disso, a falta de material pedagógico é o que leva às aulas rotineiras, causando uma dificuldade aos diretores e docentes em coordenar a escola pública.
    Alunas:
    Carla Juliana
    Danielle Jose
    Géssica Carla
    Kássia Maria
    Polyana Sousa

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  2. Há grande falta de atenção com nossa educação escolar, não só em questão de má formação de professores, mas também por falta de materiais didáticos, financeiros e até mesmo de interesse do grupo com maior poder aquisitivo. É necessário mais investimentos, capacitação para os profissionais, fazendo com que haja mais interesse da parte dos alunos, que eles tenham mais oportunidades de ensino, aumentando assim a alfabetização e o aprendizado, tanto os alunos quanto os professores precisam ser motivados, o professor a dar aulas mais interessantes e diferenciadas, e os alunos a terem uma aula que haja boa compreensão e os façam querer voltar novamente e aprender mais.

    Lorena, Rayane 5° período
    Beatriz, Geisa, Nilza 4° período

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  3. É lamentavél a situação da maioria das escolas publicas, a falta de apoio da secretaria da educação dificulta o desempenho dos funcionários, fazendo com que eles percam sua direção de trabalho afetando consequentemente o aluno. É quase impossível fazer um bom trabalho, se não houver recursos suficientes para que isso aconteça. Adriana, Alessandra Tavares, Cristiane, Luciane, Marileide, Mª Auxiliadora, Michele, Valquiria.

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  4. Realmenta a situação da escola pública não é nada favorável ao desenvolvimento e progresso da Educação no país.Mas não há um culpado a ser apontado como responsável por isso...o processo e seus fins é que devem ser repensados.A gestão escolar muitas vezes composta por pessoas indicadas politicamente por uma questão partidária que em sua grande maioria não estão aptos a exercer essas funções, passam a comandar um grande número de pessoas,falta a preocupação do Estado em relação a participação da população na escola além de investimento em formação continuada dos professoes,infra-estrutura adequada para o público atendido e materiais didáticos de acordo com a necessidades aos alunos.
    Com esses pequenos ajustes a Educação brasileira teria uma favorável transformação!

    Alunas:Andressa,Brenda,Diná,Geisilene,Gerciane,Thamara e Wanessa

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